Infraestrutura

BR-116 é prioridade no plano de cem dias do governo federal

Duplicação foi elencada como a principal obra para investimento no RS

Foto: Jô Folha - DP - Governo não divulgou trechos que serão entregues

Por Victoria Fonseca
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(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

O plano com ações prioritárias do Ministério dos Transportes na área de infraestrutura para cem dias de governo foi divulgado nesta quarta (18) pelo ministro Renan Filho. Conforme a proposta, serão investidos R$ 1,7 bilhão para intensificação de obras em rodovias e ferrovias federais. No Rio Grande do Sul, entre as entregas previstas estão trechos duplicados da BR-116.

Durante a apresentação do pacote de investimentos, a retomada de intervenções paralisadas por falta de recursos, análise de contratos das rodovias concedidas e a ampliação de parcerias com o setor privado foram as prioridades elencadas pelo ministro. Até abril, o governo pretende entregar 861 quilômetros entre pistas construídas e revitalizadas, dentre as principais citadas está a BR-116 entre Guaíba e Pelotas. No entanto, os trechos que receberão investimentos não foram detalhados. Já sobre as malhas rodoviárias concedidas do Estado, o anúncio é de que serão liberados 65 quilômetros da BR-386, entre Lajeado e São Marques.

Sobre obras paradas em todo o País, Renan Filho disse que a retomada chega à soma de 670 quilômetros de estradas. "Temos condições de investir aproximadamente R$ 1,7 bilhão nesses primeiros dias, o que será um número já superior à média dos últimos anos, mas vamos ter que intensificar esforços para garantir o pleno investimento ao longo dos anos", ponderou.

Para a elaboração do plano de cem dias, o Ministério constatou quais seriam as demandas prioritárias no setor rodoviário em cada estado e também realizou uma consulta popular. Em ambos levantamentos, no RS, a conclusão da duplicação da BR-116 foi ressaltada.

Impacto na Zona Sul
Iniciadas há mais de dez anos, as obras de duplicação da BR-116, no trecho entre Guaíba e Pelotas, seguem inacabadas. A rodovia é a principal ligação entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Sul do Estado, assim como é essencial para o transporte de cargas devido à movimentação intensa no Porto de Rio Grande.

O último segmento concluído de pista foi de 11,3 quilômetros, entre Barra do Ribeiro e Tapes, liberado no dia 10 de outubro do ano passado. O trecho integra os lotes 1 e 2 do empreendimento, executados pelo Exército Brasileiro. Ao todo, a duplicação está executada em 147,8 quilômetros, o que representa 70% dos 211,2 quilômetros de extensão.


Representação da região
Deputado federal eleito da Metade Sul, Alexandre Lindenmeyer (PT) participou de forma online de reuniões do Ministério dos Transportes que definiram as rodovias prioritárias nos primeiros meses de governo. "O nosso foco foi centrar energias e recursos para a BR-116'', ressalta. Conforme o parlamentar, a estimativa da pasta com para a conclusão da duplicação é de cerca de R$ 500 milhões.

Já o deputado federal reeleito Daniel Trzeciak (PSDB) diz que sem a conclusão da duplicação não há a possibilidade de colocar em pauta novas obras e tópicos importantes para a infraestrutura da Zona Sul. "Seja o governo que for, o presidente que for, o que cabe a nós da Região Sul, e eu como deputado federal, é trabalhar para que essa obra seja concluída."​

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